Psicoterapia do Casal

casal.jpg

Ele - Precisamos de ajuda, já nos conhecemos há dois anos, gostamos muito um do outro… Somos muito amigos, mas estamos com um problema, temos receio de ir viver juntos, porque não confiamos um no outro, menos o suficiente para dar esse passo…

Ela - Pois… Nós já namorámos… Mas de repente, ele foi embora. Disse que precisava de um tempo para pensar e que voltaria. Eu fiquei à espera meses… E agora que eu quis voltar, fui eu que também precisei de um tempo. Mas isso agora ele não percebe… Não sei se isto vai dar certo! Eu tenho um filho, não posso desiludi-lo… Prometer um padrasto que volte a fugir… Já me chegou o pai dele.

(Excerto de uma sessão de casal)

 

 

Todos os casais passam por dificuldades no seu relacionamento.

As crises e dificuldades podem ter como base uma problemática natural de ajuste da personalidade de ambos ou pode ter raízes mais profundas nos vínculos familiares de cada um.

 

Quando um casal nos pede classicamente ajuda porque a comunicação não se faz e não circula mais… estão a falar de intimidade: não conseguimos falar de forma mais íntima e satisfatório para ambos. Algo nos foge, falamos, falamos mas não nos encontramos nem nós percebemos.

Pedem ao terapeuta que os ajude a dar nome e significado aos conflitos, às violências e a clarificar sentimentos que os afastam.